quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Black Sabbath - As Três Máscaras do Terror - 1963

Vamos falar hoje do filme "As Três Máscaras do Terror" do mestre Mario Bava:
Black Sabbath: As Três Máscaras do Terror” é uma coleção de três contos que se tornaram clássicos do cinema de horror. O primeiro, "O Telefone" (The Telephone), conta a história de uma bela mulher que é ameaçada de morte pelo telefone. No episódio seguinte, "O Wordulak" (The Wordulak), uma família aguarda o retorno do patriarca, que enfim volta ao lar, porém contaminado por um vampiro. No último episódio, chamado "A Gota d'água" (The Drop of Water), o fantasma de uma condessa retorna do além para cobrar um anel roubado durante o preparativo para seu funeral.
O cinema italiano revisitou o gênero horror, ao construir, na década de 50/60, as diretrizes de um novo universo, repleto de sofisticação visual, forjado em cores berrantes e ambientado em uma atmosfera barroca regada pelo sobrenatural e pelas forças ocultas.
Mario Bava foi o primeiro grande expoente deste movimento. Mais do que isso, Bava foi o responsável pela concepção de uma variante do gênero que se chamaria Giallo. Para quem não sabe, "Amarelo" (Giallo, em italiano), é uma espécie de thriller que derivou dos livretos de suspense e mistério (em especial os escritos por Edgar Wallace), cujas capas eram amarelas (assim como o cinema Noir, preto em francês, vem dos livros policiais cujas capas eram negras). Nos Giallo de Bava e Dario Argento alguns elementos se tornariam marca registrada, como o assassino em série mascarado, sempre impiedoso, qual vemos apenas seus passos e suas mãos armada com instrumentos cortantes.

Crítica do Filme:

Bom, o que eu tenho a dizer deste filme? Um Clássico de Mario Bava, uma produção italiana, que por sua vez, despontou tanto em filmes de terror como de faroeste, Mario Bava começou com os filmes dito "Giallo", são os filmes "Amarelos" e este não poderia ser um filme "Amarelo" mas sim "Vermelho", pois com altas doses de terror, suspense e tudo o que um clássico italiano deve ter... Mario Bava ousou em colocar cena de uma mulher sensual de toalha, coisa que para época seria uma censura de 18 anos. Então vou resumir este filme em 5 palavras: Clássico -- Suspense -- Terror -- Diversão -- Efeitos
Com essas 5 palavras eu só poderia dar:

5 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...