terça-feira, 15 de março de 2011

Charada - 1963


Em Paris, Regina Lambert (Audrey Hepburn) está prestes a se divorciar de seu marido quando descobre, que ele foi misteriosamente assassinado durante uma viagem de trem, logo após ter sacado todo o dinheiro (250 mil dólares) do casal, dinheiro este que agora está desaparecido.
Regina é ajudada Peter Joshua (Cary Grant), que pode ou não também ter interesses financeiros em relação a ela.

TÍTULO ORIGINAL: Charade
ANO DE PRODUÇÃO: 1963
ELENCO: Cary Grant, Audrey Hepburn, Walter Matthau, James Coburn,  George Kennedy
DIREÇÃO: Stanley Donen

TRAILER DO FILME

CRÍTICA DO SITE por CAINÃ MOURA

Assim com diz o Trailer, "Suspense, Comédia, Romance", tudo isso está misturado em um só filme: Charada. Esta é a verdade, este filme é cheio de misturas e muito surpreendente aos olhos dos "desavisados". Pode não ter sido o melhor filme da carreira de Audrey Hepburn, nem de Cary Grant, mas foi um filme muito diferente, ver Audrey resolvendo um caso "Jamesbondiano" é como ver Julie Andrews sem cantar em um filme de Hitchcock... Outra mistura muito agradável foi, dentro deste elenco de primeira, Walter Matthau. Mais uma coisa muito diferente, é ver Stanley Donen dirigir um filme de suspense... O que me surpreendeu mesmo, foi Audrey Hepburn e Cary Grant não  terem atuado tão bem como em seus outros filmes, ficando até meio "amador" para atores de tão longa ficha de atuações! Mas quem liga? A "Bonequinha de Luxo", o "Ladrão de Casaca", "Horace Vandergeider" e Stanley Donen juntos em um só filme, e ainda mais no estilo "Hitchcockiano"? O final é realmente surpreendente... Não precisa falar mais nada né? Vocês já sabem o resultado desta combinação...

CURIOSIDADES:
Warren Beatty e Natalie Wood estiveram cotados para protagonizar Charada.
> O personagem Peter Joshua ganhou este nome em homenagem aos dois filhos do diretor Stanley Donen, que se chamavam Peter e Joshua.
> Cary Grant não estava se sentindo confortável fazendo par romântico com Audrey Hepburn, uma atriz jovem o suficiente para ser sua filha. Ele só aceitou a situação quando o roteiro sofreu modificações, tornando claro que era a moça que o assediava, e não o contrário.
> O homem que aparece conversando sobre um jogo de pôquer no elevador da embaixada é o roteirista Peter Stone, e A sua voz é na verdade a voz do diretor Stanley Donen.
> O orçamento de Charada foi de quatro milhões de dólares.
> O filme está em domínio público devido a falhas nos direitos autorais.
> Charada foi refilmado por Jonathan Demme em 2002, com o título de The Truth About Charlie (O segredo de Charlie).

TUDO SOBRE O DVD:

> Como foi dito acima, devido a falhas nos direitos autorais, o filme está em domínio público, então. algumas distribuidoras o lançaram no Brasil. Recentemente foi lançado pela "Classic Line". Foi lançado também pela "Gilberto DVD" , RedSun e algumas outras que eu tenho certeza que irão vir...
> Os Extras da Versão da Classic Line são os seguintes: Clipe Remix (Quem lê, imagina ser algo muito melhor, mas é somente partes do filme com a trilha sonora de abertura), Pôster (Quando comprei, balancei a caixa e vi que algo como um folheto balançava, me animei pensado que era um pôster, mas não era, era um folheto mostrando os próximos lançamentos...) e Internet (Uma página escrita, onde é dito o endereço do site da Classic Line e o Email). Ou seja, os Extras são dispensáveis.
> Bom mesmo na versão da Classic Line, é a qualidade de imagem (Remasterizada) e som (5.1 Dolby). A arte da capa e a legenda estão perfeitas.
> Somente quem lançou versões no mercado com Dublagem foi a RedSun e uma outra que não foi identificado o nome...

Por isso eu dou:

CINCO ESTRELAS
       
         SELO GOLDEN FILM
FONTES: Wikipédia


7 comentários:

  1. Prezado Cainã,
    Primeiro obrigado por este lindo post e pela lembrança deste filme adorável.
    Eu tenho uma pergunta e, se você permitir, adicionar alguns comentários.
    1) Lembrar da trilha sonora impecável de Henry Mancini que viria a ser fundamental também para outro inesquecível filme de Audrey e Donen: "Two for the Road" ("Um Caminho para Dois" - 1967). O par romântico de Audrey neste último é o ótimo ator inglês Albert Finney.
    2) a bela fotografia de Charles Lang Jr.
    3) Você citou, com justiça, o grande Walter Matthau mas é preciso lembrar também dos desempenhos de James Coburn, Ned Glass, Jacques Marin e, do único ainda vivo entre os principais atores, George Kennedy.
    4) e, claro, o roteiro perfeito (baseado numa história de Peter Stone e de Marc Behm) de Peter Stone que escreveria outro grande thriller esquecido dos anos 60, "Miragem" com Gregory Peck e Walter Matthau de novo.
    A minha única pergunta é: onde comprar o DVD com a ótima dublagem original brasileira? Se você puder me responder eu agradeceria muito.
    Um grande abraço, parabéns de novo pela linda postagem e pelo seu bom gosto.
    Cássio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassio! Muito obrigado pelo comentário. Fico muito feliz por ter gostado da postagem! Então, a única distribuidora que lançou o filme dublado foi a "RedSun" e uma outra que não foi identificada. Você pode encontrar a versão dublada no site do "Ponto Frio", segundo eles, a versão que eles vendem é sim, dublada! Muito obrigado e aproveite o blog, em breve estaremos voltando e atualizando tudo por aqui! Abraço. Segue o link do DVD: http://www.pontofrio.com.br/dvdsebluray/DvdsFilmes/DVDdeSuspense/DVD-Charada-434983.html?utm_source=Googlepatrocinado&utm_medium=cpc&utm_campaign=GoogleShoppingBeta_PLA&adtype=pla&gclid=CIbe2MeGnrgCFVBp7Aoddi0AkQ

      Excluir
  2. Olá Cainã,
    Obrigado pela dica mas, felizmente, eu já consegui uma cópia no Mercado Livre. Sim, dublada e com a dublagem original. Uma verdadeira delícia. A imagem, infelizmente, não tem a qualidade dos DVDs não dublados mas, mesmo assim, tem uma imagem bem razoável (e viva a RedSun por este lançamento).
    Um grande abraço a você e, repito, parabéns por este seu blog e pela sua simpatia.
    Cássio.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Audrey Hepburn é a melhor atriz da historia,lenda!

    ResponderExcluir
  6. Audrey Hepburn é a melhor atriz da historia,lenda!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...