sábado, 9 de abril de 2011

O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari) - 1919

Antes de mais nada, agradeço a todos vocês pelo Blog ter chegado aos 1.500 MIL acessos!!!


Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare, que supostamente estaria adormecido por 23 anos. Caligari induz o jovem Cesare a matar várias pessoas. A noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre. Tudo se complica quando ele se recusa a assassinar uma bela jovem.

TÍTULO ORIGINAL: Das Cabinet des Dr. Caligari
ANO DE PRODUÇÃO: 1919
ELENCO: Werner Krauss, Conrad Veidt, Friedrich Fehér, Lil Dagover
DIREÇÃO: Robert Wiene 


TRAILER DO FILME

GALERIA DE FOTOS

CRÍTICA DO SITE por CAINÃ MOURA

No tempo em que os atores, não só mulheres, usavam batom e lápis de olho, Robert Wiene revolucionou o cinema, não só o cinema Alemão, mas de todo o mundo. "O Gabinete do Dr. Caligari" em 2009 completou 90 anos (nem minha Bisavó era nascida), e hoje, em 2011, o filme tem seus exatos 92 anos, e em 2019 completará 100 anos... 
Não precisa ser matemático para fazer essas contas, tão pouco ter um grande talento crítico para saber que esse filme, mesmo aos olhos dos que não são chegados aos clássicos, é de um valor importantíssimo. Com uma história além da sua época, inteligente e de difícil interpretação a primeira vista, é um filme que lhe faz pensar pelo resto do dia em sua história. 
Apesar dos atores agirem em cena de uma forma teatral, até porque os atores estavam mais acostumados com a platéia teatral do que as câmeras do cinema, não deixa passar despercebido a sua forma de agir e as suas feições ficam gravadas em nossas memórias... Quem não fica com um certo "friozinho" ao ver o rosto de Cesare ao fazer a sua profecia nefasta? E as feições do misterioso Caligari? Com toda a certeza, quem já assistiu, não sai da memória a cena do assassinato na sombra da parede ou de Cesare levando a pobre moça pelos telhados retorcidos góticos... 
O seu cenário, apesar de produzido de forma muito simples, passa ao telespectador um tom surrealista, que você não consegue perceber em uma forma tão forte quanto nesse filme. Existem filmes que realmente "nasceram" para serem mudos e em Preto e Branco, e este filme é um desses. Não consigo imaginar Cesare falando e o pequeno vilarejo em cores... 
Portas, janelas e casas sem formas, tortas e contorcidas dão a impressão de estarmos em um sonho, ou na imaginação de um louco...

CURIOSIDADES

> Considerado o primeiro verdadeiro filme de terror já feito.
O escritor Hans Janowitz afirma ter começado a idéia para o filme quando ele estava em um um dia de carnaval. Ele viu um homem estranho à espreita nas sombras. No dia seguinte, soube que uma menina foi brutalmente assassinado lá. Ele foi para o funeral, e viu o mesmo homem estranho rondando. Ele não tinha nenhuma prova de que o estranho homem era o assassino.
Quando o filme estreou no Teatro Capitólio, em Nova York em abril de 1921, alguns membros da platéia teria vaiado e exigiram seu dinheiro de volta.
O produtor Erich Pommer queria ter Fritz Lang como diretor do filme, Lang estava interessado, mas depois decidiu trabalhar em outro filme.
Boa parte do cenário foi feito de papel, com sombras pintadas nas paredes.
>Em 2005 foi lançado um remake do filme, dirigido pelo cineasta David Lee Fisher. O filme foi lançado em 2007 em DVD pela distribuidora Dark Horse Entertainment.

TUDO SOBRE O DVD ( Expressionismo Alemão "Vol. II": O Gabinete do Dr. Caligari / Continetal)

> A versão em DVD pela Continental é a editada de 1952 em Inglês.
> Disponível com legendas em Português, Espanhol e desnecessariamente, em Inglês.
> Com alguns Extras como: Biografias, Galeria de Pôsters, Crítica de Antunes Filho, Análise da Estética do Filme e o Curta "Genuine" do próprio Robert Wiene.

Por isso esse filme merece:

5 ESTRELAS
(Daria ainda mais estrelas se pudesse...)

SELO GOLDEN FILM

FONTES: WebCine - WikiPedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...