segunda-feira, 27 de junho de 2011

Prelúdio para Matar (Deep Red/Profondo Rosso) - 1975

Olá pessoas! Estamos voltando depois de um mês sem postagens! Peço desculpas pela demora... O motivo foi que esse mês foi realmente muito conturbado para mim e apesar da vontade que tinha de postar, não podia. Mas o que importa é que ainda continuamos na ativa, mesmo com alguns atrasos! Vejam abaixo a postagem sobre o filme "Profondo Rosso" do mestre Dario Argento! Até mais pessoal!



O pianista inglês Marcus Daly (David Hemmings, de Blow Up: Depois Daquele Beijo) testemunha o brutal assassinato de uma famosa médium, mas não consegue identificar o criminoso. Ele se une à repórter Gianna Brezzi (Daria Nicolodi) e decide investigar o caso, mergulhando num submundo perigoso, onde cada passo pode ser fatal, sempre observado pelo homicida desconhecido. 

TÍTULO ORIGINAL: Profondo Rosso
ANO DE PRODUÇÃO: 1975
TIPO DE FILMAGEMEastmancolor®
ELENCODavid Hemmings, Daria Nicolodi, Gabriele Lavia, Macha Méril
DIREÇÃO: Dario Argento
ROTEIRODario Argento, Bernardino Zapponi

TRAILER DO FILME em 360p

GALERIA DE FOTOS


CRÍTICA DO SITE por CAINÃ MOURA

"Este Jovem está começando a me preocupar!"
-Alfred Hitchcock sobre Dario Argento, depois de assistir "Profondo Rosso"-

Esse é mais um Giallo do mestre Dario Argento, um dos percursores do gênero, juntamente com Mario Bava. Argento realmente caprichou nesse filme, o qual eu tenho como um dos melhores de toda a sua carreira. Cada cena é um mistério inquietante, onde você deve perceber cada detalhe, e quando eu digo "cada detalhe" não é exagero, e tudo parece ser pistas para encontrar o assassino. 
Muitas delas podem ser falsas, mas outras são bastantes verdadeiras e até óbvios para os olhos mais aguçados. Até mesmo, quem vê o primeiro assassinato, o da médium Helga Ulmann, percebe que tem algo estranho nos quadros, mas ainda assim não consegue saber bem o que é. 
Dario Argento realmente é um mestre, e posso repetir isso várias vezes nessa crítica! Cada detalhe, em cada cena, deve ser visto e revisto por inúmeras vezes para que se possa perceber os minuciosos detalhes que só depois nos damos conta que são muito importantes, ou não. Por exemplo, logo no começo, quando as cortinas do teatro onde Helga dá um entrevista se abrem, no canto da tela aparece um senhor fumando com uma luva preta idêntica ao do assassino. Seria ele o mentor de todos aqueles assassinatos? 
Esse é um daqueles filmes onde não se pode esperar que o assassino seja um personagem principal, pode ser até um figurante, ou aquela pessoa que olha desconfiado, ou que dá um simples "Olá" para o personagem. Tudo é completamente surreal, desde as imagens e lances da câmera, como a trilha sonora da banda Goblins, que trabalha para Dario pela primeira vez. Tudo bem que em certos momentos a trilha pode até ser irritante, mas na maioria dos casos, a música embala muito bem as cenas das mortes cheias de sadismo, e isso é o que faz o filme ficar ainda mais interessante. 
O boneco de corda pálido com um sorriso perturbador que é usado em uma das cenas, não parece pedalar e sim flutuar pelo Set. Para as pessoas que veem o filme sem o olhar crítico, diz que a cena era desnecessária, e que o boneco não precisava participar do filme, mas quem vê com o lado crítico, percebe que o boneco foi colocado alí para dar uma ar ainda mais surreal e louco do filme, onde a risada do boneco e a música de ninar ecoa até hoje pelos ouvidos de quem assistiu e nunca mais esqueceu. O boneco fez tanto sucesso que o criador se "Jogos Mortais" se inspirou nele para criar o personagem "Billy", que anda em seu triciclo vermelho, assim como o boneco de Dario.
Não há o que discutir que a obra prima de Dário Argento serviu de base para muitos cineastas e filmes de terror atuais. O sadismo, um dos símbolos do Giallo, também é muito presente nos filmes atuais, como "Jogos Mortais" e "O Albergue". Mas nenhuma cena sádica substitui a machada nas costas de Helga, ou as queimaduras feitas por água quente na banheira! Cada morte, cada cena, cada minuto que se passa, o filme fica ainda mais surpreendente.
Daria Nicolodi e David Hemmings dispensam comentários, ambos estão em ótimas atuações, mas não só eles, todos os atores estão ótimos, o que faz o filme ficar ainda melhor. Realmente, esse filme dispensa cometários em tudo, e muito pouca coisa poderá ser igualada a este filme.
Apesar de Dario Argento certa vez ter citado que não faria de modo algum um Remake do filme, boatos estão rolando que o cineasta italiano, George Romero, que também anunciou a produção de Drácula 3-D, parece que quer produzir um Remake de "Profondo Rosso" também em 3-D. As gravações parece que eram para começar esse ano de 2011. Apesar da notícia ter sido lançada em 2010, nada ainda foi desmentido e realmente pode ser que essa notícia seja real. Mas só resta saber uma coisas: Será que Dario vai gostar mesmo dessa ideia de fazer um Remake? Eu imagino também, que se realmente esse Remake  acontecer, como será o nome dele aqui no Brasil, porque sinceramente, "Prelúdio para Matar" já é bastante ridículo, e errar duas vezes é muita burrice! Está certo que "Vermelho Profundo" não é um dos melhores nomes, mas pelo menos eu acho melhor que o atual.
Bom, acho que não falta mais nada a dizer e para finalizar, só me resta falar uma coisa: Dario Argento é um mestre...

> CURIOSIDADES:

> Assim como Fritz Lang fazia, as cenas das mãos do assassino, vestido com luvas de couro preto, eram do próprio Dario Argento.
Co-escritor Bernardino Zapponi disse que a inspiração para as cenas assassinato veio de Argento e ele fez pensando em lesões dolorosas que o público pudesse também "sentir". Basicamente, nem todos sabem a dor de ser atingido por uma arma, mas todos têm em algum momento acidentalmente atingido por um móvel ou sido queimado com água quente.
Após o sucesso internacional do próximo filme de Dario Argento, Suspiria (1977), Profondo Rosso foi lançado no Japão sob o título Suspiria 2 mesmo não tendo conexões com a trama de "Suspiria" e foi feito dois anos antes de Suspiria.

> TUDO SOBRE O DVD (London Films - 2005)

> O filme está somente disponível com legendas em Português.
> O áudio do filme é em Inglês, oscilando em partes para Italiano. 
> Nas "oscilações",quando entra o áudio em Italiano, não existe legendas, dificultando o entendimento da cena, mas não chega a ser nada que possa atrapalhar no enredo do filme.
> Apesar de muitas pessoas acharem chato essas "Oscilações" de Inglês para Italiano, apesar de não conter legendas, eu acho fica até legal, dando até um certo "charme" ao filme.
> A qualidade de Som e Imagem são perfeitas! Apesar de na capa dizer que o som é em 2.0, na realidade o som é 5.1, que é muito melhor do que o 2.0.
> A versão lançada aqui no Brasil pela London, é a melhor existente, sem cortes com 126 minutos!
> A arte de capa não é muito atraente, e não tem nada de muito especial, assim como os detalhes especiais no DVD, que não contem Extras e nem ao menos um Trailer ou uma mínima sinopse, mas o conteúdo é o que importa e devemos agradecer a -infelizmente- extinta London Films, por ter distribuído esse filme!
> Como já citei inúmeras vezes, a London fechou suas portas, o que implica dizer que hoje em dia é muito difícil de achar o DVD a venda nas lojas. Quem tem o DVD nas mão a essa hora está muito feliz, e quem não tem infelizmente vai ter um pouco de trabalho pra adquiri-lo a essa altura...

Por isso esse filme merece:
 CINCO ESTRELAS

SELO GOLDEN FILM


FONTES: CinePlayers

5 comentários:

  1. Onde posso encontrar esse filme?
    Abração e apareça.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Olhe Antonio, como eu já disse, tá muito difícil de achar algum exemplar deste DVD, muito difícil mesmo, mas se você tiver sorte irá encontrar em lojas especializadas em DVD's, menos as Lojas Americanas, Extra, Hiper, Submarino e outros, lojas que só vendem DVD. Você poderá encontrar também no MercadoLivre, o ruim é que o site não é muito confiável... Eu já estava sem esperanças de encontrar o meu, achei no Makro de Natal-RN, pelo preço de R$1,00, sério, foi isso mesmo... Mas hoje o Makro já vendeu todos os seus DVD's por ter colocado em um preço tão baixo... Mas, eu desejo-lhe sorte! Abraço! =D

    ResponderExcluir
  3. Vc é de Natal? Não sabia que o Makro vende DVD. Vou aparecer por lá.
    Abraços,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  4. Olá, venha participar no meu blog de um despretensioso teste de conhecimentos cinematográficos. Começo com NICHOLAS RAY (Juventude Transviada). O vencedor leva DVDs clássicos.
    Abração,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...